A notícia de hoje sobre Lance Armstrong me deixou muito triste.
Primeiro porque eu não gostaria que fosse verdade, principalmente tantos anos depois.
Segundo porque a imprensa brasileira praticamente NUNCA falou de suas vitórias, NUNCA vimos os jornais da TV aberta falarem alguma notícia sobre o Tour de France, mostrarem a prova... NADA, mas hoje não houve um canal que não estava noticiando isso, manchando a imagem do ciclismo ainda mais.
A USADA (agência americana de anti-doping) quer retirar seus 7 títulos no Tour (isso ainda depende da decisão da UCI), mas todos os herdeiros já foram envolvidos em casos de doping e foram suspensos.
1999 - Alex Zulle – envolvido no caso Festina do Tour de 1998
2000, 2001 e 2003 – Jan Ulrich – envolvido e suspenso por envolvimento na Operacion Puerto.
2003 – Joseba Beloki – Envolvido na Operacion Puerto
2005 – Ivan Basso – foi suspenso também pela Operacion Puerto.
Isso sem contar os demais herdeiros do pódio Raimondas Runsas, Alexander Vinoukurov, Tyler Hamilton, Francisco Mancebo, Santiago Botero... sem contar o Tour de 1996 vencido por Bjaerne Ris que já confessou ter se dopado...e Marco Pantani – campeão de 1998...
Será que retirar seus 7 títulos é fazer justiça?
Quando vi a reportagem, fiquei sem palavras e tive um momento de plena reflexão, será que todas as vezes que no ciclismo alguém se torna um grandes campeão temos que revira o bau para tentarmos apagar o seu brilho?
Sou a favor dos exames de doping, mais depois de tanto tempo queremos da o titulo pra quem nunca foi lembrado pelo segundo lugar ou queremos manchar a imagem do maior campeão do nosso esporte amigos ciclistas?