Sergipano conquista medalha de ouro no ciclismo das Olimpíadas Escolares


Goiano e paulista completam o pódio em Poços de Caldas


Sergipano conquista medalha de ouro no ciclismo das Olimpíadas Escolares
Crédito: Satiro Sodre/AGIF/COB

Atribua uma nota:


1
2
3
4
5
Assim como em 2011, a primeira final do ciclismo das Olimpíadas Escolares 2012, categoria 12 a 14 anos, acabou com um sergipano na primeira colocação. O jovem Victor Gabriel Bezerra, do Centro Educacional Professor José Sebastião dos Santos, completou a prova de critério final em 25min57s537, na manhã desta sexta-feira, dia 7, no circuito armado na Avenida Mansur Frayha, em Poços de Caldas (MG).
O goiano Gabriel Gonçalves Lara, do Colégio Anhanguera, conquistou a medalha de prata e o paulista Kelvin Mendes, da Escola Estadual Luciene Espírito Santo, levou o bronze. A prova foi disputadíssima, com todos os 20 finalistas no pelotão. Quando um atleta tentava escapar a turma logo o alcançava. Assim, o sprint final decidiu o primeiro campeão das Olimpíadas Escolares 2012 no masculino.
A repercussão da vitória do sergipano Breno Morais Santos, nas Olimpíadas Escolares de João Pessoa 2011, levou o jovem Victor Gabriel a se apaixonar pelo esporte. Seus inúmeros pedidos aos pais por uma bicicleta chegou ao fim no Natal do ano passado.
“Meu grande incentivador é meu tio, Robson dos Santos, que também é ciclista. Disputei a primeira competição nesse ano. Fiquei em quinto lugar na prova de resistência da Copa Nordeste, disputada no Maranhão, mas tinha pouco tempo de treino. Hoje eu dei tudo o que tinha e consegui a vitória”, disse o jovem de 14 anos.
Técnico do ciclismo sergipano nas Olimpíadas Escolares, Wagner Fácion, lembrou que o pequeno Breno, que agora tem 15 anos, já é uma referência no esporte do estado. “A vitória do Victor é consequência do título do ano passado. Um garoto que nem bicicleta tinha, com menos de um ano de treino já se sagrou campeão. Mas eu não tenho nada a ver com isso, só acompanho. Os méritos são dele e do tio”, disse Fácion.
Em segundo lugar, o goiano Gabriel Gonçalves Lara, que está prestes a completar 13 anos, é outra esperança do ciclismo nacional. Ele treina desde os 8 anos incentivado pelo pai e pelo irmão mais velho, também ciclistas. “Disputei as Olimpíadas Escolares do ano passado, mas estava muito nervoso e não fui muito bem. Nesse ano não. Sabia o que fazer. Já estou acostumado às disputas”, disparou o jovem de Goiânia.
Representante brasileiro no BMX dos Jogos Olímpicos de Londres 2012, Renato Rezende, deu a bandeirada final da prova. “Esse é o melhor trabalho do mundo, se é que podemos chamar de trabalho”, afirmou o Embaixador das Olimpíadas Escolares. “Esse carinho de todos é algo inexplicável. Neste sábado e no domingo tem muito mais emoção”.
O ciclismo das Olimpíadas Escolares 2012 conta com a participação de 38 atletas de 21 estados nas três disputas masculinas – o contra relógio e a prova de estrada acontecerão no sábado e no domingo, respectivamente, sempre na Avenida Mansur Frayha, com largada em frente a Germânica Veículos.
As Olimpíadas Escolares são organizadas e realizadas pelo Comitê Olímpico Brasileiro, correalizadas pelo Ministério do Esporte e Organizações Globo e apoio da Prefeitura Municipal de Poços de Caldas e Governo do Estado de Minas Gerais.